quarta-feira, 9 de setembro de 2009

MUTANTE - Mobiliário multifuncional para microespaços

Este foi meu projeto de TCC e o Intitulo como "mutante" pois é um mobiliário que pode "sofrer mutações" na sua forma e função.

Como o próprio título já diz, projetei este mobiliário para atender a crescente demanda por móveis multifuncionais, já que as tendências nos levam a crer que os espaços estão ficando e ficarão cada vez mais reduzidos.

É uma mobília multifuncional para microespaços que abrange cinco funções, como portar livros e objetos em geral, comer, sentar, dormir/descançar, estudar/trabalhar.



Na imagem acima o protótipo está em seu formato inicial, e desta forma pode desempenhar a função de rack, pois sua bancada serve de apoio para TV, e as divisórias das duas banquetas (em preto e branco) para portar livros, cd's e objetos em geral. Neste formato também pode-se usufruir de duas banquetas e uma mesa, porém, com espaço para uma só pessoa. Tanto a bancada (peça em vermelho) quanto as banquetas (cubos em preto e branco) possuem rodízios, o que garante maior praticidade e conforto para a locomoção da mobília.





Aqui a bancada assume a função de mesa, devido às dobradiças que lhe permitem o movimento de 180 graus. Juntamente com os pés (em preto) que estavam fixos em suas laterais e que agoram passam a ser fixados por meio de engates, tornando-se os pés da mesa em questão.





Como as duas banquetas (cubos em preto e branco) possuem rodízios, podem ser transportadas para qualquer lugar ganhando maior mobilidade além de proporcionar dois assentos e espaço para o armazenamento de livros e objetos em geral. Nesta ocasião, o indivíduo pode alimentar-se, estudar e/ou trabalhar.





Nesta última imagem o protótipo também vira cama de solteiro, pois as chapas que estavam em pé agora estão deitadas, e o projeto completa o ciclo apresentando todas as suas funções, mesa, banquetas, e cama de solteiro. Nesta situação o indivíduo pode dormir/descançar, utilizar a mesa e as cadeiras para comer, estudar/trabalhar e utilizar as banquetas e suas divisórias para inusitadas situações até mesmo como criado mudo se caso precisar.